Nota Fiscal Eletrônica de Florianópolis

Nota Fiscal Eletrônica de Florianópolis

Nota Fiscal Eletrônica de Florianópolis

A Nota Fiscal de Prestação de Serviços (NFPS) é um documento fiscal instituído pela Legislação Tributária que deve ser obrigatoriamente emitido por todos os prestadores de serviços estabelecidos em um município. A NFPS reúne uma série de informações sobre a prestação dos serviços, como os dados do prestador e do tomador, a descrição e o valor, além dos dados necessários à apuração e/ou lançamento do Imposto Sobre Serviços (ISS).

A Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica (NFPS-e) é um documento eletrônico que substitui a NFPS impressa. Por ser um documento eletrônico, a NFPS-e simplifica as rotinas dos prestadores de serviço, agregando agilidade e segurança aos cidadãos.

Desde o dia 1º de abril (e não é mentira) o antigo sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura de Florianópolis foi descontinuado. No último mês a Atoda Sistemas trabalhou para se adaptar aos novos procedimentos e agora é possível gerar NFPS-e através da plataforma web, através do link (clique AQUI) ou pelo sistema AGI!

Para tornar o processo possível no sistema, algumas medidas são requeridas:

1. Obtenção de um CERTIFICADO DIGITAL A1 ou A3;

2. Obtenção das credenciais para acesso ao sistema web junto a Prefeitura de Florianópolis, informando a Razão Social e o CNPJ da empresa no e-mail: desenvolvimento.nfe@pmf.sc.gov.br;

3. Cadastro das credenciais obtidas no item 2 no sistema AGI. Favor nos encaminhar esse e-mail, junto ao usuário e a senha utilizados para acessar o sistema antigo de nota fiscal da Prefeitura;

4. Realizar testes de homologação da Prefeitura no sistema;

5. Se os testes forem realizados com sucesso, solicitar via e-mail (desenvolvimento.nfe@pmf.sc.gov.br) a liberação do sistema para produção, junto ao novo número da AEDF;

6. Alterar o cadastro da AEDF, no sistema AGI, para o número de produção.

Para emitir nota fiscal dentro do sistema, vá ao menu “Financeiro => Nota Fiscal Eletrônica => Gerar – Enviar Pedidos de NFS-e”. Faça uso dos filtros para realizar a pesquisa. O campo “CNAE” é obrigatório. Se, dentre os resultados listados, houver algum registro cuja nota fiscal não deseja gerar, selecione-o e clique em “Não gerar”. O resultado será removido da lista. Determine a data da NF no campo correspondente e clique em “Enviar Pedidos de NFEs”.

Agora, no menu “Financeiro => Nota Fiscal Eletrônica => Situação de Notas Fiscais de Serviço – Eletrônica” pode-se conferi-las, cancelá-las e enviá-las por e-mail. Já no menu “Financeiro => Nota Fiscal Eletrônica => Notas Fiscais Eletrônicas Emitidas” é possível tirar relatórios. Vale ressaltar que as demais opções no menu “Financeiro => Nota Fiscal Eletrônica” (iniciadas por “FPOLIS”) somente foram mantidas com o intuito de consultar notas fiscais geradas através do sistema que antecedeu o atual. Tais botões não geram novas NFS-e.

Em caso de dúvidas sobre a NFPS-e, acesse o link de perguntas e respostas da PMF clicando AQUI.

Fonte: PMF

Talvez você se interesse por: